MÚSICAS

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

9. Japão Pitoresco


O Japão, meu camarada, é longe pra burro! Imagina que são quase 24 hs de avião, com aquela turbina na orelha, tentando se ajeitar em posições minimamente confortáveis durante todo o trajeto. Assisti um montão de filmes com e sem legenda, trocentos documentários sobre destinos turísticos ao redor do mundo, além de ler vários livros e guias sobre a cultura japonesa. Quando passei por todos os menus de opções oferecidas na telinha da poltrona do avião, ainda fui aprender frases e como contar até cem em japonês! Haja paciência. 




Pra não chegar muito exausto, tentei seguir a recomendação de dormir apenas na primeira metade da viagem, evitando qualquer cochilo na segunda (ou seria ao contrário? Agora já não lembro). Em todo caso deu certo e, chegando lá de manhãzinha, eu tava bem disposto!


Jet lag

Mesmo com o sucesso desse método que não lembro bem como foi, de uma coisa vc não escapa: o jet lag! E dá-lhe acordar 3 da matina sem sono nenhum ou, pior ainda, andar que nem um zumbi durante o dia.

Aliás, o jet lag é tão implacável que os próprios japoneses lutam contra ele até hoje! 


É impressionante...

...o número de pessoas...

...que vc flagra...

...dormindo por aí!

Entre um ronco e outro, reparei na ausência de facas na hora de comer em restaurantes e hotéis onde ficamos. Pelo menos aprendi a usar o hashi de uma vez por todas!



Mas curioso mesmo foi ver, de dentro de um ônibus com bancos de veludo que pegamos, um grupo grande de japoneses se cumprimentando na calçada. Sem brincadeira, eram umas sete pessoas se inclinando e rindo umas para as outras durante uns 30, 40 segundos em que ficamos no farol parados! Quando o motorista voltou a andar, ainda tinha gente se cumprimentando...e rindo. Que cena!

E esse distinto motorista de ônibus, que usava quepe, gravata e luvas, ainda agradecia e dava bom dia pra TODOS os passageiros que desciam.


Que nem aqui no Brasil.










Outra coisa interessante por lá é a fissura pelos animes e mangás. Vc entra na lojinha de conveniência e tá lá um monte de marmanjo na sessão de revistas folheando os mangás, lidos de trás pra frente e que também têm uma versão mais "hardcore", o hentai.

A título de investigação turístico-antropológica, adquirimos um hentai legítimo, já que eles ficam com algumas páginas coladas (lacradas, bem entendido) e que não dá pra ficar folheando...




Hentai legítimo
(só a capa, pois as páginas continuaram coladas)


No quesito "shape" é todo mundo muito em forma. Com uma alimentação das mais saudáveis à base de peixe, verduras e chá, contei apenas duas gordinhas na viagem toda! Ainda assim, vai saber se não eram havaianas... Por último, reparamos mais de uma vez no andar meio torto, pra dentro mesmo, de muitas garotas  japonesas. Isso eu não saberia explicar, a princípio. 

Mas ficamos intrigados.


Agora, o templo urge!


Nenhum comentário:

Postar um comentário